Arborização Urbana

Assessoria e acompanhamento à atividade de poda, supressão e transplante de árvores

Assessoria e acompanhamento para boas práticas de manejo de vegetação urbana

Atualmente a atividade de poda de árvores no Brasil é incipiente, em vias de ser regularizada através da ABNT Projeto “Florestas urbanas – Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas – Parte 1: Poda (2º Projeto)” – 103:000.00-003/01.

A Biosfera detém de grande experiência em poda de árvores urbanas, tendo atuado nos últimos anos atendendo empresas de grande porte. Dessa forma sempre esteve próxima dos circuitos de atualização na área, como congressos e seminários, além de promover aos seus colaboradores treinamento para a atividade.

As boas práticas de manejo de vegetação urbana (leia-se poda, supressão e transplante de árvores) é ainda uma atividade exercida, em sua maior parte, por jardineiros e podadores práticos, sem contato com as normas de segurança, sem conhecimento sobre a biologia e fisiologia das árvores e por isso ocasionando frequentemente acidentes e perda da vegetação.

Assessoria técnica Biosfera

Propomos então assessoria técnica aos agentes podadores, ou seja, aqueles jardineiros e práticos interessados na orientação técnica das boas práticas de manejo das árvores urbanas. Um pouco desta orientação já é passada nos treinamentos para o manejo da motosserra, entretanto o assunto é extenso e exige maior aprofundamento teórico dos interessados.