Arborização Urbana

Diagnóstico fitossanitário

O que é um diagnóstico fitossanitário?

Avaliação do espécime arbóreo de interesse onde são colhidos dados de natureza botânica, florestal, ideológica, social e econômica (exemplos: espécie, idade, característica da copa, acometimento por pragas, altura, extensão da copa e vários outros).

O diagnóstico fitossanitário também pode ser utilizado para fins de proteção sanitária vegetal, a partir da análise técnica pode-se adotar um conjunto de medidas para se evitar a propagação de pragas e doenças, especialmente as exóticas, em biomas, plantações ou áreas livres em que os organismos não contam com defesas ou mecanismos naturais de controle biológico.

Após o parecer técnico do diagnóstico fitossanitário e havendo necessidade de se aplicar algum tratamento fitossanitário é importante se considerar o uso de produtos de origem orgânica. Por serem considerados produtos de baixo impacto ambiental, de baixa toxicidade, preocupação com a saúde, o meio ambiente e a eficiência agronômica.

Outra função importantíssima do diagnóstico fitossanitário é na análise de risco de queda de árvores,podendo ser utilizada como ferramenta na prevenção do risco de queda. A maioria das cidades não tem projetos de arborização, e as árvores urbanas atingem portes elevados e, com o passar dos anos, o risco de apodrecimento e ataque de pragas (cupins e fungos) aumentam, além de injúrias mecânicas de raízes, copa, idade, espécie, condições climáticas da região, são fatores que serão destacados dentro do diagnóstico fitossanitário facilitando o manejo adequado e a prevenção da queda.

A BIOSFERA tem uma equipe altamente qualificada para realizar o seu diagnóstico fitossanitário. Emitimos relatórios com informações fidedignas à realidade do campo, com análises técnicas que facilitarão suas estratégias para o manejo florestal de sua área. Entre em contato conosco e saiba mais.