Arborização Urbana

A Importância de Projetos de Arborização Urbana

O termo Arborização Urbana se refere ao conjunto de todas as árvores locadas em espaços de circulação humana, sejam vias públicas, canteiros centrais, praças, parques, hortos, quintais, jardins, e outros espaços inscritos na área urbana.

Londres e Paris foram as primeiras cidades, digamos do mundo moderno e contemporâneo, ainda em 1800, a introduzirem árvores no ambiente urbano. Até então as árvores eram o componente vegetal que circundavam as cidades, porém ainda integrantes da floresta. Antes de 1800 poder-se-ia observar pesquisadores que se interessavam pela dinâmica do desenvolvimento das árvores nos jardins botânicos da Europa. Fora essas observações há relatos de que as árvores sempre tiveram sua importância para as pessoas. Desde o começo das civilizações, os egípcios, fenícios, persas, gregos, chineses e romanos tiveram sempre as árvores em alta estima. Elas eram usadas em jardins e junto a túmulos sagrados, ou seja, desde sempre estão presentes na composição e concepção do paisagismo esperado por nós humanos.

Atualmente o termo Arborização Urbana tem sido substituído pelo termo Arboricultura, dando um sentido aparentemente científico para a prática de cultivar árvores próximas ao nosso ambiente de circulação, as cidades.À medida que atingimos melhores técnicas de manejo, seja da poda, seja do transplante, cuidados com o solo, com o clima, com as pragas que assolam as árvores adultas, etc.,temos a chance de obter a real possibilidade de convivência das árvores com os vários outros aparelhos urbanos que compõem essa paisagem: semáforos, redes elétricas aéreas e subterrâneas, calçadas, construções, tubulações, placas, além de veículos de diversos tamanhos e as pessoas, claro.

Para uma boa análise dos fatores que compõem um determinado projeto de arborização urbana é necessário um mínimo de informação sobre a função dessa arborização e outros itens de interesse, por exemplo: proposta e função do projeto, fatores socioeconômicos, mobilidade, clima, espécies disponíveis em viveiros, benefícios, topografia, tipo de solo, manutenção pós implantação, valores monetários a serem despendidos, educação ambiental para usuários e não usuários, em fim.

O papel da Biosfera na área de Arborização Urbana/Arboricultura

A Biosfera atua na área de Arborização Urbana ou Arboricultura desenvolvendo projetos para condomínios, empresas e outras iniciativas privadas, prefeituras e instituições de ensino. Efetua análise de risco de queda de árvores e realiza censos florísticos como ferramenta inicial para posterior manejo. Somos capacitados a realizar diagnósticos fitossanitários e estudos botânicos, além de análises quali-quantitativas do conjunto de espécimes de uma determinada área de interesse.