Licenciamento Ambiental

Interpretação de Análise de Água

Importância de realizar análise de água

A análise de água é uns dos ensaios mais importantes quando há a necessidade de conhecer determinados ambientes que possam estar ou já estiveram vulneráveis a práticas potencialmente poluidoras. Águas subterrâneas, quaisquer que sejam as profundidades que estejam estocadas, estão sujeitas a aportes de agentes poluidores, sejam de natureza doméstica ou industrial.

A Resolução 420 CONAMA dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo e de águas subterrâneas quanto à presença de substâncias químicas e estabelece as diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias. O ANEXO II apresenta uma tabela com uma coluna dedicada a valores de investigação para águas subterrâneas (valores para os quais há de se investigar as causas de determinadas concentrações de substâncias químicas no corpo d’água). Esses valores compreendem substâncias inorgânicas, hidrocarbonetos aromáticos, benzenos clorados, etenos clorados, metanos e fenóis clorados, fenóis não clorados, ésteres alifáticos, pesticidas organoclorados (como Aldrin e DDT).

Quando uma empresa é obrigada a realizar a análise de água?

A análise de água também, obviamente, se faz necessária e obrigatória quando está destinada ao consumo humano (seja captada em poços artesianos, seja em córregos e ribeirões, ou mesmo nascentes). Para essa finalidade são feitos ensaios microbiológicos rigorosos.

A BIOSFERA tem uma equipe altamente qualificada para realizar a sua Análise de água. Emitimos relatórios com a segurança técnica que você precisa. Entre em contato conosco e saiba mais.