Licenciamento Ambiental

PRECEND – Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos

Para que serve o PRECEND – Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos?

O PRECEND – Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos é um programa criado pela COPASA para atuar junto às empresas na destinação adequada dos efluentes líquidos, gerados nos processos produtivos e na prestação de serviços, promovendo a despoluição dos cursos d’água.

O PRECEND – Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos desenvolve atividades que interferem diretamente no meio ambiente. Assim, os estabelecimentos, que optarem por lançar seus efluentes na rede pública coletora de esgotos, vão repassar à Copasa a responsabilidade pela destinação correta de seus efluentes, reduzindo o seu custo operacional e atendendo as exigências dos órgãos ambientais para o controle da poluição ambiental.

Os esgotos gerados nas cidades poderão ser de origem doméstica (Efluente Doméstico) e ou de origem não doméstica (Efluente Não Doméstico).

A Copasa para receber todos esses efluentes investe constantemente no seu sistema, detectando e eliminando situações indesejáveis. Dessa forma, a empresa recebe os efluentes não domésticos no seu sistema público de esgotos e os encaminha conjuntamente com os efluentes domésticos às estações de tratamento, desde que os padrões de lançamento, estabelecidos internamente por esta concessionária, sejam atendidos.

Objetivos do PRECEND – Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos:

Segundo a COPASA, são alguns dos objetivos desse programa:

  • Regularizar o estabelecimento perante o órgão ambiental, no que diz respeito aos efluentes líquidos (emissão de laudo).
  • Assegurar a integridade das tubulações que recebem toda sorte de despejos.
  • Proteger o sistema coletor contra corrosão, incrustação, obstrução e vapores tóxicos.
  • Evitar a ocorrência de explosão e inflamabilidade.
  • Prevenir a introdução de poluentes que possam interferir na operação das ETE’s e no aterro de resíduos.
  • Viabilizar o atendimento dos padrões legais referentes às características do efluente final e lodos produzidos nas ETE’s.
  • Viabilizar o uso do efluente final das ETE’s para reutilização industrial.

Reduzir os riscos relacionados à saúde dos trabalhadores que lidam com o sistema público de esgotos.

O usuário deve apresentar Projeto Técnico (Parte A e Parte B) conforme Norma Técnica T.187 – Lançamento de Efluentes Líquidos Não Domésticos na Rede Pública coletora de Esgotos e o Termo de Referência elaborados pela COPASA, para análise e aprovação.

A equipe da BIOSFERA irá atendê-lo com a segurança técnica e com a qualidade que você precisa na elaboração e acompanhamento de seu PRECEND – Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos. Entre em contato conosco e saiba mais.