Você sabe o que é Ilustração Científica?

Fonte: Paulo Ormindo.

“ilustrações atravessam as barreiras da linguagem. Não apenas clarificam e aumentam o texto, mas também podem reduzir o número de palavras necessárias” (ZWEIFEL, 1988).

O ICB (UFMG) promove curso de Capacitação em Ilustração Biológica. Acesse o link https://www.ufmg.br/online/arquivos/031687.shtml.

 

Antes da fotografia o homem já fixava o que via através de pinturas, desenhos, afrescos, pinturas rupestres, entre outros. Algumas farmacopeias antigas, dicionários ilustrados, livros e revistas tinham seu conteúdo enriquecido pelas ilustrações em nanquim e outros materiais.

Mesmo com toda a técnica da fotografia moderna a ilustração científica mantém seu espaço como ferramenta auxiliadora no registro de pesquisas científicas, pois são ricas em detalhes e precisas enquanto informação visual.

  • A ilustração científica é altamente utilizada no meio acadêmico tendo um vasto campo de aplicação, variando desde trabalhos mais simples e esquemáticos aos mais complexos com alto nível de acabamento e detalhamento. Independentemente à técnica, as ilustrações científicas ainda são uma ferramenta de extrema importância e de grande utilização, sendo muito solicitadas por pesquisadores, que desejam enriquecer seus trabalhos, torná-los mais explicativos, mais claros, e mais didáticos, pois como já se diz o dito popular: “uma imagem vale mais do que mil palavras” (Araujo; Braga; Somera).